segunda-feira, 5 de outubro de 2009

fazer o bem, sem olhar a quem!

Olá...

Fiquei na duvida se deveria ou não publicar essa mensagem, pois opinões despreparadas poderiam achar que isso é exibicionismo, pois bem, não me interessa..vou compartilhar essa experiência.
No domingo dia 27/09/2009, passei um dia diferente. Trabalho em Angola, desde 2008, e minha vida aqui, muitas vezes segue a mesmice e rotina em que a maioria dos brasileiros esta fadados quando vem pra cá. Na tentativa de quebrar esse ciclo "preguiçoso", a gente inventa e reinventa formas de distração. há algum tempo faço parte de um projeto de voluntariados que se chama HONGA.
HONGA significa "planicie para se plantar, cultivar".. algo do tipo. Essa nossa "ONG", tem por finalidade amparar com auxilio médico, e de entreterimento uma comunidade "miseravel" aqui em Luanda, como tantas que existem por aí. O  mais interessante pra mim, é que quando estou ali no  meio daquelas pessoas, me sinto realmente vivo, e parte fundamental da "diferença" que se pode fazer, por alguém, por vários...
No domingo em questão, a gente proporcionou ao povo do bairro Honga, um "Tarde da Alegria", onde o dia foi preenchido com atividades educacionais e de entreterimento voltados ao publico infatil, porém todos foram contagiados, adultos, adolescentes, idosos... Eu improvisei um "meio palhaço", pra divertir a garotada, e ri muito, algumas crianças ficaram com medo (risos), outras nem queriam sair de perto de mim. O dia, bem, o dia foi simplesmente fantásitco. Levamos pra eles, um cinema móvel, que foi um sucesso, tem gente aqui que nunca viu uma TV, não que isso seja importante, mas é estranho essa perspectiva; tinha brincadeiras de roda, musicas infatis, do tipo "atirei o pau no gato", pular corda, corrida do saco, conscurso de Kuduro, teatro, danças locais, capoeira, futebol e por aí vai. O projeto Honga, se desenrola de forma diferente da maioria dos que vejo por aí. Não trabalhamos com dinehrio nenhum, nem aceitamos doações do tipo, nada de ajuda politica, e muito menos empresarial, Não, o que doamos ali é o nosso tempo, e dedicação e fazer um dia de sorrisos e a ver a esperança brilhar nos olhos de algumas crianças, que por muitas vezes nunca terão a oportundiade de escolha de viver, irão apenas sobreviver. Confesso que ao final do dia, estava exausto, e quando cheguei em casa e coloquei a cabeça no travesseiro, chorei, chorei de emoção, chorei de solidariedade, chorei por mim, e por tantos outros que se preocupam tanto em TER, enquanto eu vi naquele belo domingo, pessoas que memos incoscientemente apenas se preocupam em SER! Não há muito o que falar, poderia escrever um livro de toda essa experiência de vida que estou tendo aquii em Angola, aliais acho que vou escreve um dia...

Na verdade não fui eu que doei meu tempo a essas pessoas, foram elas que doaram suas "Esperanças" pro meu coração!



2 comentários:

  1. A Vida é uma jornada...E o importante nessa caminhada são os sorrisos que vc despertou, a caridade que fez e o amor que plantou por onde passou...O resto é detalhe...são apenas detalhes!

    ResponderExcluir
  2. obrigado....to morrendo de saudades d vc..sabia..
    msn: dkibim@hotmail.com

    ResponderExcluir